Somos transformadores

Dos plásticos até hoje produzidos apenas 9% foram reciclados. 12% foram incinerados mas a grande maioria dos plásticos - 79% - acabaram depositados em aterros ou perdidos no meio ambiente.
A nossa missão é impedir que isso aconteça.

Na Oiá Plast acreditamos nas potencialidades do que, para muitos, é encarado como lixo. Apostamos na transformação de resíduos plásticos em matéria prima para a criação de produtos úteis, distintos e duradouros, sempre 100% reciclados e 100% recicláveis.

Somos circulares

Os nossos produtos são feitos inteiramente com resíduos plásticos. Seguimos as melhores regras de reciclagem para que os plásticos possam ter múltiplas vidas.
Todo material excedente da produção é novamente transformado e reciclado. Aqui nada se desperdiça.

Os nossos produtos além de serem 100% reciclados são também 100% recicláveis. As peças são feitas para durar mas, no fim de vida, podem ser novamente recicladas e transformadas em novos produtos.

Sobre

Voltamos a 2019 e a Cabo Verde, onde vivíamos quando começamos esta jornada. Cabo Verde situa-se no giro do Atlântico Norte, e por isso recebe toneladas de plástico diariamente. Plástico que é trazido pelas correntes, vindo dos 4 cantos do mundo. Para piorar a situação, em Cabo Verde, não há gestão seletiva de resíduos, pelo que todo o plástico que retirávamos das praias tinha como destino a lixeira, onde era queimado juntamente com os restantes resíduos. Para nós essa não era uma solução e por isso decidimos agir e dar o nosso contributo para a diminuição da poluição por plásticos na ilha de São Vicente. Surgiu assim a Oiá (ou olha, em português), com o objetivo de dar uma nova vida aos plásticos que invadiam as nossas praias, enquanto que sensibilizávamos a comunidade para a importância de cuidarmos do meio ambiente.

Estamos desde 2021, em Cabeceiras de Basto, no Norte de Portugal. Se em Cabo Verde limpávamos praias, cá trabalhamos para impedir que os plásticos cheguem ao mar  e se depositem nas praias.

Clientes